top of page

Resenha: Minha vida fora dos trilhos

  • Beatriz
  • 23 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá bibliotecários,

Depois de um tempo sem aparecer por aqui, finalmente eu dou as caras. Eu estava indecisa sobre qual leitura iniciar, acabei escolhendo "Minha vida fora dos trilhos" de Clare Vanderpool (mesma autora de "Em algum lugar na estrelas, que também tem resenha aqui no blog) publicado pela editora Darkside books. Gênero: Ficção Páginas: 311

SINOPSE

O que é preciso saber sobre este livro? Bem, só para abrir seu apetite literário, fique sabendo que “Minha Vida Fora dos Trilhos” foi escrito por ninguém menos que Clare Vanderpool, a mesma autora do encantador e mágico Em Algum Lugar das Estrelas. A protagonista de Minha Vida Fora Dos Trilhos, Abilene Tucker, tem apenas 12 anos, mas é corajosa e impetuosa o suficiente para encontrar aventuras na pequena cidade de Manifest, Kansas, um fim de mundo para onde seu pai a enviou de trem a fim de passar o verão sob a tutela de um velho conhecido enquanto ele trabalha em uma ferrovia. O que parecia ser o período mais solitário e entediante de sua vida ganha um novo e surpreendente rumo quando Abilene encontra uma velha caixa de charutos com cartas antigas e pequenas lembranças de outros tempos. Aos olhos curiosos da menina, a caixa se torna uma verdadeira arca do tesouro, onde segredos enterrados conectam dois momentos da cidade. A partir de então, o livro se divide em duas narrativas cronológicas: passado e presente se misturam, daquela maneira mágica que só um bom livro consegue contar. Os acontecimentos vão da época da Primeira Guerra Mundial à Grande Depressão norte- americana dos anos 1930, com soberba fidelidade histórica que ajudam a construir esta narrativa de perda e redenção.

Resenha

Sobre a edição eu nem preciso comentar ❤️ , está no padrão Darkside de ser. Clare Vanderpool possui uma capacidade absurda de descrever cenários e personagens, que nos permiti adentrar a história, e realmente viver toda a trama. E com "Minha vida fora dos trilhos" não foi diferente. O espaço que habitaremos será a cidade de Manifest-Kansas, "Uma cidade com um passado rico e um futuro brilhante" ou talvez, somente com um passado... A pequena Abiline Tucker, que fora enviada pelo pai a tal cidade, está cheia de perguntas que almeja responder. A menina se hospeda na "casa" de Shady (Um contrabandista de bebida alcoólica). Ao chegar a garota percebe que a cidade não é mais como nas histórias de seu pai, Gideon Tucker, vívida e alegre, pelo contrário, agora se encontra em uma seca terrível e uma rotina maçante. A garota vai para a escola da cidade, onde conhece duas meninas que serão suas companheiras neste verão, Soletta Taylor (Lettie) e Ruthanne Mclntyre. As meninas se encontram na casa da árvore (Se é que pode chamar assim) que tem nos arredores da "casa" de Shady. Lá Abiline Tucker conta que encontrou uma caixa de charutos no assoalho de seu quarto, que contém objetos e cartas escritas por um rapaz chamado Ned Gillen, destinadas a Jinx. Em uma dessas cartas, Ned cita um espião denominado como Cascavel. Assim as meninas iniciam uma busca pelo cascavel na cidade.

Nestas buscas, Abiline, acaba perdendo sua bússola, que ganhara de seu pai, e quando a encontra, ela está na casa da Sr. Sadie, a vidente da cidade. Ao tentar recuperar a bússola, a menina quebra um vaso de plantas da senhora. Então a mulher propõe um acordo, Abiline terá que que realizar algumas tarefas na casa da Sr. Sadie, em troca da bússola. Enquanto a menina frequenta a casa da mulher, ela passa a conhecer a história da cidade, e de Ned e Jinx, através da vidente. Abiline Tucker, se interessa na história, pois procura descobrir mais sobre seu pai, algum legado, alguma história que ele deixou na cidade. Mas um medo à assombra, que seu pai nunca volte para buscá-la.

O livro é naquele estilo aventureiro, que desperta a vontade de se tornar um explorador, sabe? Ele acaba tocando a nossa criança interior, deixando o nosso "adulto problemático" de lado. É uma ótima leitura, é gostoso de ler, e você não consegue parar até terminar. Estava com saudades de ler algo assim. É uma história que fica guardada na memória e no coração.

Além desta edição incrível, você terá uma história fascinante na sua estante!


 
 
 

Comentarios


Destaque
Tags

2017 Biblioteca sem fim Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page