Resenha: Onde cantam os pássaros
- Beatriz
- 28 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Olá bibliotecários,
Hoje é dia de resenha. E o livro da vez é "Onde cantam os pássaros" de Evie Wyld, publicado pela editora Darkside books Gênero: Drama/suspense Páginas: 251 Edição: IMPECÁVEL

Sinopse
No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção. Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal. Com uma prosa verdadeiramente excepcional, o estilo da autora reúne tanto clareza como substância e apresenta uma personagem inesquecível, enigmática, trágica, assombrada por um passado inescapável. Uma mulher forte, ainda que tão passível de falhas, erros e equívocos como todos nós. É uma história de solidão e sobrevivência, culpa, perda e o poder do perdão. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Nada passa desapercebido.
Resenha
Quando eu acabei a leitura, eu fiquei decepcionada, achei uma perda de tempo. Mas depois eu fui pensando melhor na história e na narrativa, e agora amo o livro. A nossa protagonista é a Jake, uma fazendeira de ovelhas, que é uma pessoa muito reclusa. Que prefere ficar mais na dela, ser auto-suficiente. No início da narrativa uma de suas ovelhas aparece morta e ela procura descobrir o quê ou quem causou a morte do animal. Mas a história não se baseia só nisso. A maneira que a narrativa foi estruturada nesse livro e o que me chama à atenção. Os capítulos ímpares narram o tempo presente de Jake, já os pares o passado. Detalhe, os capítulo pares iniciais apresentam um passado mais recente e os seguintes conforme a leitura avança um passado mais distante (eu sei, louco né?). E é isso que deixa a história interessante.

Isso desperta uma curiosidade sobre a vida de Jake no leitor. O porquê de ela viver só, porquê cria ovelhas, porquê elas estão morrendo, e todas as questões que o livro levanta. A narrativa deixa a história mais atrativa, pois você tem que ir costurando parte por parte. Juntar os pontos até atingir o clímax, e compreender a história. É um quebra-cabeças da cida de Jake, no qual você deve montar.

Eu gostei bastante do livro, só uma coisinha eu acho que deixou a desejar. Em determinado momento da história, surge um personagem que poderia ter sido mais aproveitado, a história termina e não sabemos ao certo quem ele é, de onde veio. Tirando isso, Evie Wyld está de parabéns por criar uma narrativa tão envolvente, e uma história marcante.

Link para compra: https://www.amazon.com.br/Onde-Cantam-P%C3%A1ssaros-Evie-Wyld
PS:Darkside nos tenha como parceiros, please, nunca te pedimos nada ,-,
Comments